Mais de 750 sites
Topo Interna: Make Acústica

FTP

FTP

FTP (File Transfer Protocol) é um protocolo de rede utilizado para transferir arquivos entre computadores em uma rede. Ele permite que os usuários façam upload e download de arquivos de um servidor para o seu computador local ou de um computador local para um servidor remoto.

O FTP é amplamente utilizado por empresas que precisam transferir grandes arquivos de dados, como imagens, vídeos ou documentos para servidores remotos. Ele é uma maneira rápida e eficiente de transferir esses arquivos sem ter que enviá-los por e-mail ou outros meios menos seguros.

Para usar o FTP, é necessário ter um cliente FTP instalado no seu computador. Existem muitos clientes FTP gratuitos disponíveis para download na Internet, como FileZilla, WinSCP e Cyberduck. Após instalar o cliente, basta configurar as informações de login, como nome de usuário e senha, para acessar o servidor remoto.

Uma vez conectado ao servidor remoto, o usuário pode navegar pelas pastas do servidor e transferir arquivos de e para o computador local. A transferência de arquivos pode ser feita por meio de arrastar e soltar ou por meio de comandos específicos no cliente FTP.

O FTP é um protocolo relativamente antigo e tem algumas limitações de segurança. Ele transmite senhas e informações de login sem criptografia, o que pode ser uma vulnerabilidade. Por esse motivo, muitos servidores agora usam o protocolo SFTP (Secure File Transfer Protocol) que criptografa todas as informações de login e transferência de arquivos.