Mais de 750 sites
Topo Interna: jk

TLDs

TLDs

TLDs (Top Level Domains) são a última parte de um endereço da web, localizada após o ponto final, que indica a categoria ou origem geográfica do site. Os TLDs são divididos em duas categorias principais: gTLDs (Generic Top Level Domains) e ccTLDs (Country Code Top Level Domains).

Os gTLDs são os TLDs genéricos, que não são restritos a uma área geográfica específica. Entre os gTLDs mais conhecidos estão .com, .org, .net e .edu. Cada gTLD é administrado por uma organização sem fins lucrativos, a ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), que garante que os endereços registrados sob esses TLDs sejam exclusivos.

Os ccTLDs, por outro lado, são TLDs específicos de países e regiões geográficas. Eles são compostos de duas letras que representam o código do país ou região. Por exemplo, .br é o ccTLD do Brasil, enquanto .jp é o ccTLD do Japão. Os ccTLDs são gerenciados por organizações designadas pelos governos locais.

Existem também os TLDs de infraestrutura, como .arpa, que é usado para fins técnicos de rede. Outros TLDs especializados incluem .mobi, para sites otimizados para dispositivos móveis, e .gov, para sites governamentais dos Estados Unidos.

A escolha do TLD para um site pode ter um impacto significativo na sua visibilidade e credibilidade. Por exemplo, sites com TLDs .edu são frequentemente considerados mais confiáveis e confiáveis, pois são reservados para instituições educacionais. Por outro lado, sites com TLDs .biz ou .info podem ser vistos como menos confiáveis.